Colágeno é bom para unhas?

O colágeno é a proteína mais abundante em nosso organismo, chegando a representar cerca de 30% de todas as proteínas que temos.

Ele possui uma função crucial na sustentação e fortalecimento de várias estruturas do organismo, das quais nos aprofundaremos em uma que é muito subestimada, mas que possui um papel importante para a saúde: as unhas.

 

Colágeno é bom para unhas?

 

Sim, o colágeno é bom para as unhas! Essa proteína traz vários benefícios para a firmeza e sustentação, e isso reflete não somente na parte estética do corpo, mas também em questões mais aprofundadas de bem estar e saúde.

 

Quer saber como o colágeno impacta a saúde das unhas? Então aproveite a leitura!

 

A importância das unhas para a saúde

Primeiramente, precisamos entender a real importância das unhas para a saúde do organismo.

Sim, elas são importantes. As unhas atuam como um ótimo medidor de saúde do corpo humano, pois se enfraquecem à medida que o organismo também enfraquece.

 

Normalmente, casos de unhas fracas, opacas e quebradiças refletem práticas não-saudáveis, como má alimentação, estilo de vida ou falta de nutrientes. Por isso, é sempre importante nos atentarmos a esse detalhe.

Já em um organismo saudável, é natural que as unhas apresentem um aspecto liso e com mais brilho.

Indicativos como esse já nos garantem um bom panorama do que pode estar acontecendo internamente em nosso corpo.

 

O colágeno é a solução para unhas não-saudáveis

Já sabemos que os casos de unhas quebradiças e fracas são um indicativo de que algo não está certo. Mas como podemos reverter isso?

 

Estudos recentes comprovam que a proteína do colágeno traz enormes benefícios para a saúde das unhas, nutrindo e fortalecendo elas novamente.

Além de agir diretamente na força e elasticidade das unhas, o colágeno traz benefícios para várias outras áreas do organismo em si. Como consequência disso, a saúde geral é melhorada, refletindo também na melhoria das unhas.

Por esse motivo que, atualmente, a suplementação de peptídeos de colágeno é uma prática altamente indicada por profissionais da área.

 

Mas calma, ainda temos muito mais para te mostrar sobre os peptídeos de colágeno! Veja os 5 principais benefícios que eles trazem para as unhas:



Estimulação da produção de queratina

A unha é composta, essencialmente, pela queratina, uma proteína sintetizada pelo próprio organismo. Os peptídeos de colágeno, por sua vez, estimulam a produção dessa proteína. 

Ao aumentar a produção de queratina, o fortalecimento estrutural e a melhora da aparência das unhas acontecem como consequência.



Estrutura e crescimento

As unhas são compostas principalmente por queratina, como dito acima, mas também contêm colágeno.

Por isso, a suplementação de peptídeos de colágeno ajuda a fortalecer a estrutura das unhas, promovendo um crescimento saudável e reduzindo a quebra.

 

Hidratação e flexibilidade

A falta de hidratação pode deixar as unhas secas e quebradiças. 

Os peptídeos de colágeno ajudam a melhorar essa hidratação das unhas, aumentando sua flexibilidade. Dessa forma, elas tornam-se mais resistentes e difíceis de quebrar.



Prevenção de danos

As unhas estão expostas a danos diários, com o uso de produtos químicos, contato com água e até mesmo trauma físico. 

Como os peptídeos de colágeno ajudam a fortalecer as unhas, isso se torna um benefício não somente para reparar algum dano que já foi causado, mas prevenir possíveis problemas também.



Melhoria da saúde geral

O colágeno é uma proteína abundante e presente em todo o organismo, e isso significa que ele não somente atua diretamente nas unhas, mas também promove a saúde geral do corpo.

Por esse motivo, os peptídeos de colágeno são comumente usados para trazer melhorias para:

 

E assim como dissemos acima, as unhas tendem a refletir muito o estado em que o corpo se encontra. Com a melhoria geral da saúde, as unhas também são beneficiadas, mesmo que indiretamente.

 

Conclusão

Mais uma vez, vamos dizer: Sim, o colágeno é bom para as unhas! Não tem como ter mais dúvidas disso, certo?

Se você deseja unhas fortes, flexíveis e saudáveis, te sugerimos considerar a suplementação de peptídeos de colágeno como uma ótima opção. 

 

Lembre-se de escolher um suplemento de peptídeos de colágeno de qualidade e, se tiver preocupações específicas, consulte um profissional de saúde. 

Ao adicionar o colágeno à sua rotina, você pode desfrutar de unhas mais bonitas e saudáveis ??em pouco tempo. Cuide das suas unhas e desfrute de uma saúde renovada e maior bem estar!





Se você deseja ver mais conteúdos sobre saúde, bem estar e qualidade de vida, clique aqui e veja nossos artigos!