Qual o benefício da corrida para o corpo?

Os benefícios da corrida para o corpo humano são muitos, pois ela pode ser usada para vários objetivos diferentes. É uma ótima forma para se cuidar tanto do corpo quanto da mente.

Qual o benefício da corrida para o corpo?

Muitos a consideram uma prática cativante e libertadora, onde conseguem liberar suas energias e cansaços da rotina de trabalho e serem verdadeiramente livres.

Mas ainda assim, a corrida realmente traz benefícios fisiológicos e biológicos para o nosso corpo, mais do que você pode imaginar. Continue a leitura e veja quais são!

 

Os benefícios da corrida

Dentre os pontos positivos que citaremos a seguir, alguns podem ser percebidos instantaneamente, enquanto outros aparecem a longo prazo, apenas.

Prevenção de estresse

Como dito acima, a corrida é uma ótima forma de ‘aliviar o estresse’ do dia a dia. Mas muito mais que isso, a prática realmente faz com que certos hormônios (dopamina, serotonina e endorfina) sejam liberados.

Dessa forma, o organismo torna-se mais preparado para combater as sensações de tensão e estresse.

Aumento da autoestima

A prática da corrida, no início, pode ser um pouco complicada, devido aos vários impasses que nossa própria mente nos impõe. Mas, ao quebrar cada uma dessas barreiras e começar a enxergar sua própria evolução, a autoconfiança e motivação vêm como consequência.

E rapidamente isso se espalha para as outras partes do seu dia a dia, no trabalho, em casa ou em qualquer outro lugar, sendo um fator muito importante.

Melhora no funcionamento cerebral

A constante atividade aeróbica resulta em grandes melhorias nas atividades cerebrais, fazendo sua mente se habituar com uma rotina em que muitas coisas precisam ser resolvidas ao mesmo tempo.

Com isso, as capacidades cognitivas e criativas da sua mente se fortalecem cada vez mais, aumentando sua produtividade em várias outras áreas da sua vida.

Combate à ansiedade e depressão

Com tudo o que foi dito nos pontos acima, já podemos entender que os hormônios liberados e as melhorias na autoestima são fatores cruciais para doenças como ansiedade e depressão, certo?

Mas, para isso, deve-se entender algo. Não se trata de ser o melhor corredor do mundo ou elevar seus limites à algo inimaginável, mas apenas dar o seu melhor. É você contra você mesmo.

Claro, sempre consulte um profissional para te ajudar neste caso. Mas certamente, a corrida é uma prática que muito influencia no tratamento.

Melhorias na saúde

Uma rotina saudável começa com uma boa noite de sono, concorda? E recentes estudos nos mostraram que a corrida é muito importante para o descanso do corpo, atuando na recuperação muscular, consolidação da memória e ajudando o sistema imunológico.

Prevenção de doenças fisiológicas

A prática de exercícios em si são extremamente benéficas para a manutenção da saúde do nosso corpo. E a corrida, particularmente, estimula certas áreas muito importantes para a prevenção de doenças.

Por exemplo, ela faz com que nosso sistema ósseo sintetize mais células e se torne mais denso, prevenindo a osteoporose. Além disso, também possui grande importância no controle do colesterol corporal.

Reduz gordura corporal

Claro, um dos maiores e mais conhecidos benefícios não podia ficar de fora: o famoso ‘emagrecimento’. A corrida, assim como todas as atividades aeróbicas, atua diretamente na aceleração do metabolismo corporal.

Ao ser utilizada de forma correta, torna-se um fator crucial para o aumento de massa magra e perda de calorias vazias.

 

A corrida é uma prática para todos?

Nosso corpo, anatomicamente falando, foi feito para correr e se locomover. É totalmente preparado para isso.

Mas, com os avanços tecnológicos dos meios de transporte e necessidade de locomoção, muitas pessoas tornam-se inaptas à corrida de imediato, devido ao sedentarismo.

Uma forma de consertar isso é com atividades mais leves, como caminhadas e outros exercícios que causem menos impacto nas articulações.

Mas apesar de tais problemas, a corrida é para todos, em todas as faixas etárias, desde crianças até idosos. A intensidade pode mudar, mas a prática continua a mesma.

 

Como começar a correr?

Há quem diga que, para começar uma rotina de corrida consistente, você precisa se obrigar a correr todos os dias, sem falhas. Mas cá entre nós, sabemos que isso nunca funciona, né? 

Isso ocorre porque nosso corpo precisa de descanso. E iniciar uma rotina intensa de atividade logo de cara, sem uma preparação prévia do corpo nunca é uma boa ideia. Se você não respeita o descanso, saiba que as chances de lesão aumentam, e aí você será obrigado a parar de qualquer forma.

O que precisamos é de motivação. Torne essa uma prática que te agrade, em um bom horário, em um lugar agradável e com boas companhias. Aos poucos, comece a identificar as melhorias que surgirão, e isso irá te motivar ainda mais.

Se não estiver acostumado com corridas, faça caminhadas lentas ou mais intensas, até que a corrida se torne um esforço natural para você.

 

Conclusão

Assim como tudo na vida, iniciar um hábito não é fácil. Requer disciplina para continuar e persistir nesse caminho. Mas quando esse hábito é prazeroso e saudável, as coisas ficam mais fáceis.

Não tome a rotina de alguém como regra, faça do seu próprio jeito. O que importa é fazer, se movimentar, sair do lugar em que está. Só assim é possível ter uma vida saudável de verdade.

Comece fazendo da maneira que te agrada, e mantenha isso sempre. Pois como você pode ver, não é apenas uma prática para emagrecer ou qualquer outra coisa que dizem, existem muitos outros benefícios ainda maiores que isso.