Perda de colágeno com a idade: como evitar esse problema?

A perda de colágeno é um processo totalmente natural dentro do nosso organismo. Ainda que cause medo em muitas pessoas, precisamos sempre lembrar que é algo normal.

Mesmo que seja comum, também é importante saber que o colágeno é uma proteína muito importante para todos nós.

Perda de colágeno com a idade: como evitar esse problema?

São milhares de aminoácidos em conjunto que atuam em diversas funções estruturais dentro do organismo, trazendo firmeza para pele, unha e cabelo, sustentação dos órgãos e resistência para tendões e ligamentos.

Essa é a verdadeira importância do colágeno.

Mas claro, existem diferentes fatores que podem reduzir essa perda e evitar futuros problemas, tanto em mudança de hábitos não-saudáveis quanto na utilização da suplementação de peptídeos de colágeno, uma prática muito recomendada por especialistas.

Se interessou? Então aproveite a leitura!

 

Quais as consequências da perda de colágeno?

Como dito acima, o colágeno é uma proteína que desempenha um importante papel na elasticidade e resistência da pele, ossos, cabelos, tendões e mais.

Nosso corpo, até os 30 anos de idade, em média, sintetiza essa proteína de forma natural. Após isso, essa produção passa a diminuir gradativamente.

Mas lembre-se, existe uma enorme diferença entre diminuir a produção e ausência de colágeno.

Em casos onde essa proteína se encontra em poucas quantidades, vêm os efeitos na elasticidade da pele e cabelos, primeiramente, como rugas, flacidez e enfraquecimento dos fios de cabelo.

À medida que essa ausência de colágeno se intensifica, problemas mais sérios podem aparecer, prejudicando os ossos e articulações e aumentando a propensão a outras doenças.

 

Como evitar a perda de colágeno?

Sabendo disso tudo, você já deve ter percebido o quanto a perda de colágeno impacta em nossas vidas, seja em um ponto de vista estético ou até mesmo para a saúde do organismo.

Mas não se assuste, existem muitas práticas e hábitos que certamente fazem a diferença para combater essa perda, e ao incluí-las no seu dia a dia você conseguirá viver com muito mais tranquilidade.

? Vamos aos exemplos:

 

Alimentação adequada

O primeiro passo para combater a perda de colágeno está na alimentação. Uma dieta com excesso de açúcares prejudica a elasticidade do colágeno, caminhando contrariamente ao objetivo de dar sustentação e firmeza à pele.

É preciso incluir alimentos que contribuam de forma positiva para o colágeno, com opções ricas em proteínas que possam auxiliar na sintetização do mesmo. Obviamente, é recomendado a prescrição de um profissional para guiá-lo a uma dieta otimizada.

 

Evite o fumo

Com o hábito de fumar cigarro, você passa a acelerar o processo de envelhecimento do corpo, ou seja, contribui significativamente para a redução de colágeno.

A nicotina (princípio ativo do tabaco), por exemplo, ataca diretamente o fluxo de estrógeno nas mulheres, prejudicando a elasticidade da pele.

 

Cuidados com a pele

A exposição constante aos raios solares e a poluição causa danos estruturais na pele também. Compreender isso é importante para criar hábitos saudáveis.

O contato direto com o Sol, por sua vez, ocasiona a criação de radicais livres que quebram as fibras de colágeno, tornando a pele mais fraca e dilatada. Além disso, os rastros de poluição existentes na atmosfera tornam nossa pele mais fina e suscetível a problemas dermatológicos.

Para combater isso, é recomendado utilizar protetores solares, cremes esfoliantes e hidratantes em todo o corpo, especialmente em áreas mais frágeis, como o pescoço.

 

Suplementação de peptídeos de colágeno

Outro ponto crucial para estimular o colágeno corporal é a suplementação de peptídeos de colágeno. 

Essa é uma prática altamente indicada, por ser uma forma ativa de recuperação da proteína, introduzindo os peptídeos de colágeno diretamente para o organismo por via oral.

Trata-se de um composto sem sabor e totalmente flexível, ideal para misturar com as refeições e trazer muito mais saúde para a alimentação.

 

O benefício dos peptídeos de colágeno

Quando falamos de perda de colágeno, não podemos esquecer da suplementação. É tida como uma das mais importantes formas de combater esse problema, devido aos benefícios que traz.

Além de ser uma forma de trazer proteínas de colágeno para dentro do organismo, é feito especialmente para realizar essa ação de forma facilitada e eficaz.

 

O que são peptídeos de colágeno?

A proteína de colágeno presente na pele de animais, passa por um processo de hidrólise, que é caracterizado pela quebra das cadeias de polímeros em peptídeos. Basicamente, se trata do colágeno quebrado em vários pedaços pequenos.

Com isso, nosso corpo passa a absorver esses pequenos pedaços com muito mais facilidade, o que os torna mais fáceis de serem incluídos na alimentação, suplementos e produtos de beleza.

 

Peptídeos de colágeno GelcoPEP®

Como parte vital para a suplementação de colágeno para o organismo humano, nós desenvolvemos nosso peptídeo de colágeno para atuar diretamente nas dores e problemas das pessoas, a fim de prover saúde e bem estar para quem o utiliza.

Um composto que certamente fará muita diferença no seu dia a dia, melhorando sua autoestima, sua disposição e sua saúde.

 

Conclusão

O envelhecimento é inevitável, mas o sofrimento não precisa ser. Existem muitas opções para tornar a vida cada vez mais leve, e é isso que queremos trazer para você.

O importante é entender como esses processos acontecem e o quanto eles são cruciais para nossa vida.

Mas lembre-se, é importante sempre conciliar tudo com o acompanhamento de um profissional da área, para melhorar ainda mais seus resultados.

 

 

Se você deseja ver mais conteúdos sobre saúde, bem estar e boas práticas relacionadas ao nosso corpo, clique aqui e veja nossos artigos!