O Colágeno no tratamento da Osteoporose

A Osteoporose é uma das doenças mais comuns em idosos, principalmente em mulheres.

Como consequência deste problema, existem dores crônicas, depressão, deformidades ósseas e outras complicações que surgem devido a modificações – tanto genéticas quanto ambientais – no metabolismo ósseo, causando uma redução da densidade mineral.

O Colágeno no tratamento da Osteoporose

Para o tratamento desta doença crônica, é comum a utilização concomitante de cálcio e Vitamina D, a fim de melhorar a absorção intestinal do cálcio oriundo da alimentação e a reabsorção renal do cálcio da urina.

Contudo, o osso é composto em um combinado de partes iguais de cálcio e colágeno e, por isso, estudos sobre a inserção de colágeno hidrolisado neste tratamento começaram a ser feitos.

Como resultado destes estudos, foram observados claros benefícios na inserção do colágeno no tratamento da Osteoporose.

Isso porque sua suplementação fixa o cálcio na matriz óssea com maior facilidade, potencializando o efeito do cálcio já ingerido.

Quando usado em conjunto da Vitamina D, também mostra grandes avanços se comparado ao uso do íon isoladamente, comprovando grandes melhorias na formação e reparação da estrutura óssea e articular.

Em suma, o tratamento para Osteoporose quando acompanhado de cálcio e Vitamina D prova-se incompleto, de acordo com estudos.

Para potencializar este tratamento, é essencial a utilização de uma proteína que seja abundante na formação óssea e que converse com os agentes separadamente, assim como o colágeno hidrolisado o faz.

 

Quer saber mais? Acompanhe nosso blog e fique por dentro das novidades.