Colágeno, quando começar a tomar?

Preocupar-se com o que come, a qualidade dos ingredientes e suplementos adicionais à alimentação são exemplos de atitudes de pessoas que visam um futuro melhor, com maior disposição e bem estar.

 

Colágeno, quando começar a tomar?

 

A suplementação de peptídeos de colágeno é um grande exemplo disso, uma atitude que visa maior qualidade de vida e saúde em geral.

Se quiser saber mais sobre a suplementação de colágeno e quando começar a ingeri-lo, este artigo é para você!

 

Mas o que é colágeno?

O colágeno é uma proteína muito importante para nosso organismo, responsável pela sustentação e firmeza da nossa pele, cabelos e unhas, além de compor cartilagens, ossos e tendões. 

Essa proteína é produzida naturalmente em nosso corpo, através de complexos processos bioquímicos dentro de nossas células.

Com o passar dos anos, essa produção começa a diminuir, chegando a cair 1% ao ano após a faixa dos 25 anos, em média, dependendo dos fatores ambientais e genéticos, além dos hábitos que cada indivíduo segue.

À medida que essa carência se torna mais evidente, torna-se uma deficiência. E isso pode ocasionar diversos problemas, como:

 

Como repor o colágeno?

Pensando nisso, nossa tecnologia atual nos proporciona extrair moléculas de colágeno de origem animal, como bovinos, e adaptá-las em um formato aceitável para nosso organismo.

Esse processo gera os cruciais peptídeos de colágeno, obtidos através da hidrolização (quebra em pequenos pedaços) da molécula de colágeno que, posteriormente, passa por outro processo que torna os pedaços restantes ainda menores.

O resultado disso é um colágeno em pó, com uma digestão imediata e fácil dentro do organismo.

Os peptídeos de colágeno, por sua vez, são indicados por vários especialistas ao redor do mundo, sendo defendidos como a forma mais eficiente de repor a iminente carência de colágeno que nosso corpo enfrenta com o tempo.

Assim sendo, além do colágeno encontrado nos alimentos, a suplementação precisa ocorrer em paralelo a isso, como um potencializador da produção da proteína.

 

Quando começar a tomar colágeno?

Como dito acima, a produção natural de colágeno dentro do organismo passa a diminuir, e essa queda se torna mais agravante na faixa dos 30 anos.

Então, quando se resume a uma recomendação sobre quando começar a tomar colágeno, essa é a faixa etária mais levantada.

Antes disso, se o próprio organismo já produz a proteína de forma suficiente, o excesso de colágeno que vem da suplementação acaba não tendo efeito, tornando-se uma prática ineficiente.

Obviamente, existem outros fatores que influenciam essa questão, como alimentação, deficiências, condições de cada indivíduo, entre outras.

Mas em condições naturais, os peptídeos de colágeno são uma ótima escolha para o combate à deficiência dessa proteína tão importante para o organismo.

 

Conclusão

Cada vez mais, os peptídeos de colágeno tem se destacado entre os estudos científicos ao redor do mundo, devido a sua importância para vários aspectos da vida.

Seus efeitos já são comprovados na prevenção do envelhecimento e na melhoria da saúde geral em várias partes do organismo. Resumidamente, é uma proteína determinante para trazer mais qualidade de vida e bem estar.

Os peptídeos de colágeno são responsáveis por trazer todos esses benefícios, provendo as defesas necessárias ao corpo quando ele mais necessita.

São altamente recomendados por questões estéticas e a busca do bem estar do corpo humano. Uma forma eficiente de repor as proteínas que deixam de ser sintetizadas com o passar dos anos.



Se você deseja ver mais conteúdos sobre saúde, bem estar e qualidade de vida, clique aqui e veja nossos artigos!