Colágeno para saúde e beleza da pele

Colágeno para saúde e beleza da pele

Quando começamos a perder colágeno?

À medida que envelhecemos, nosso corpo tende a produzir menos colágeno, com isso, muitas pessoas apostam em suplementos de colágeno que ajudam a repor o que falta para o corpo humano.

Nós nascemos com cerca de 70% de colágeno presente na derme, após os 25 anos essa produção diminui, mas somente depois dos 30 anos paramos de produzir essa substância, além de aumentarmos a velocidade de degradação em 1%.

 

O que a falta do colágeno pode causar na pele?

Com a perda do colágeno e elastina, a pele perde o tônus e começa a sofrer com a gravidade, com isso o coxim de gordura, localizado abaixo da pele, começa ser reabsorvido e deslocado para baixo, dando então aquela aparência de pele mole e mais flácida.

Não somente a flacidez, mas também com a perda do tônus os músculos faciais se contraem formando linhas e permitindo que surjam dobrinhas na pele, que conhecemos muito bem como rugas.

 

Existem outras formas de perder colágeno?

Além da perda natural do colágeno, existem agentes externos que prejudicam e muito a pele e auxiliam na perda da proteína, um dos mais naturais são os danos solares, que são cumulativos aparecendo  mesmo anos após a exposição, fazendo com que dessa forma surjam mais rugas e manchas na epiderme.

 

Qual a forma mais prática de ingerir colágeno?

O colágeno é uma proteína natural e pode ser ingerido por alimentos ricos em colágeno como por exemplo: 

  • Carne bovina
  • Peixe
  • Gelatina 
  • Frutas e legumes vermelhos
  • Frutas cítricas 
  • Água 
  • Alimentos ricos em enxofre (banana, azeitona verde, pepino e cebola) 

Outra forma é optar por suplementos como colágeno hidrolisado em pó, que pode ser diluído em líquidos e ingeridos durante qualquer horário do dia. 

Ainda existem diversos estudos em torno do colágeno, comprovando cada dia mais seus benefícios. Com o passar dos anos o colágeno foi inserido não somente nos suplementos, mas na indústria cosmética com inúmeros dermocosméticos que estimulam a produção do colágeno, na indústria farmacêutica na produção de cápsulas e até mesmo no setor nutracêutico.