Colágeno para Atletas

Colágeno para Atletas

Por que não pode faltar colágeno no nosso corpo?

De acordo com o nutricionista esportivo Diogo Círico, em uma entrevista para a revista Encontro BH é narrado que: “O colágeno é uma proteína essencial do corpo humano e principal componente do tecido conjuntivo. Pele, ossos, músculos, cartilagens, articulações, tendões, cabelos e unhas necessitam do colágeno para firmeza e sustentação. Por isso, nos últimos anos, o uso de suplementos de colágeno é cada vez mais indicado por médicos e nutricionistas”, comenta o especialista.

Ele também afirma que praticantes de esportes e atletas que passaram dos 25 anos de idade devem fazer suplementação de colágeno, já que a produção dessa proteína pelo organismo começa a diminuir antes dos 30 anos e pode levar ao enfraquecimento dos ossos, articulações e músculos, além da perda da firmeza da pele.

Segundo a ortopedista Dra. Ana Paula Simões da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo: “O colágeno pode ser útil tanto para proteger seus tecidos moles e articulações durante o exercício, quanto para melhorar sua recuperação. Isso é especialmente importante para os corredores em termos de flexibilidade, mobilidade e amortecimento, pois o atleta precisa mover suas articulações na mesma amplitude de movimento do começo ao fim do treino ou prova. Se não consegue, pode ficar suscetível a uma redução no desempenho, sentir dor e até se lesionar”.

 

Como e quanto consumir de colágeno?

Os especialistas explicam que não existe recomendação de consumo na literatura científica, mas o consenso é de que a suplementação de 8 g por dia de colágeno hidrolisado aumenta a concentração de glicina e prolina no plasma, que ajudam a prevenir a osteoporose e osteoartrite.

A suplementação a partir do colágeno, mais o treinamento de resistência mostram aumento a massa muscular e força muscular, de acordo com um estudo publicado no British Journal of Nutrition.

Uma recomendação dos profissionais é associar o suplemento com uma dieta rica em vitaminas C, E, do complexo B, zinco e ferro, devido à participação destes nutrientes na síntese de colágeno endógeno.

Sendo assim, alimentos e suplementos nutricionais que contêm colágeno são importantes aliados para a manutenção da saúde e do rendimento de quem está sempre buscando uma melhor performance e uma longevidade para o seu corpo, com isso a GelcoPEP é uma solução para encontrar a fonte de proteína natural, que permite o enriquecimento protéico de alimentos e bebidas para complementar sua nutrição.