Colágeno: onde encontrar nos alimentos

Como já sabemos, o colágeno é a proteína mais abundante em nosso corpo, e pode ser encontrada em vários órgãos e tecidos no corpo humano.

Assim como dizem os estudiosos e pesquisadores da área, ele é o responsável direto por manter a estrutura, elasticidade e a firmeza das estruturas celulares, sendo crucial para a manutenção da pele.

Colágeno: onde encontrar nos alimentos

Contudo, após os 30 anos de idade, aproximadamente, a produção natural dessa proteína em nosso corpo acaba diminuindo gradativamente. Por esse motivo, a suplementação de colágeno é imprescindível para aumentar a proteção dos cabelos, unhas, tendões, ligamentos, músculos e articulações.

“Mas como fazer a suplementação de colágeno no meu dia a dia?” Recomendamos dois modos para se realizar isso: utilização de colágeno hidrolisado e, claro, uma alimentação adequada.

Sim, há muitos alimentos que contém colágeno em suas estruturas e que ajudam a retardar o efeito do envelhecimento.

Ainda que a alimentação por si só não consiga alcançar a dosagem diária de 10g/dia (o recomendado pelos profissionais), é sempre importante saber e conhecer quais são estes poderosos aliados que você pode ter juntamente com o colágeno hidrolisado.

 

Os alimentos benéficos para a suplementação de Colágeno

Com o bem-estar e a saúde como nossos pilares fundamentais, separamos uma lista de alimentos que auxiliam a suplementação necessária de colágeno para o corpo humano, e que você já deve inserir em sua rotina.

  • Carne Bovina

Sempre presentes em nossa dieta, a carne bovina possui alto teor de proteínas. Por si só, ela é uma grande fonte de colágeno e vitaminas do complexo B, que também auxiliam no retardamento do envelhecimento.

  • Ovo

Uma fonte de proteína extremamente benéfica para uma alimentação saudável, o ovo é rico em prolina, um aminoácido fundamental que atua na formação do colágeno. Também é rico em vitaminas B6 e B12.

  • Peixe

Auxilia diretamente no bem-estar capilar e da pele. Um alimento rico em Ômega 3 e também muito importante para o bom funcionamento da flora intestinal, que metaboliza os aminoácidos de colágeno de forma mais eficaz.

  • Verduras (verde-escuras)

As verduras de folha verde-escuras também possuem grandes benefícios, sendo uma fonte de ácido fólico, que atuam na síntese de DNA e RNA, importantes para a produção natural da proteína e replicação celular.

  • Frutas (cítricas e vermelhas)

As frutas, especialmente as vermelhas e cítricas, são ricas em Vitamina C, que atuam diretamente na produção de colágeno. Além disso, as frutas vermelhas agem contra o envelhecimento das células, removendo a oleosidade e acne da pele.

  • Alho

Um ingrediente sempre presente em nossa culinária. Por ser rico em enxofre, ele ajuda na sintetização do colágeno, pois previne a quebra da molécula. Também ajuda a sintetizar a queratina, proteína crucial para a sustentação das unhas.

  • Feijão

O preferido dos brasileiros! O feijão é rico em diversas proteínas que são necessárias para a síntese de colágeno intracorporal.

 

 A alimentação aliada à suplementação do colágeno

Como dito acima, a alimentação é uma importante etapa para combater a perda iminente de colágeno natural no corpo.

Mas mais uma vez ressaltamos, ainda que a alimentação seja adequada e funcional, por si só não é possível atingir a marca de 10g diários, o recomendado pelos especialistas.

Mas então, como atingir essa marca? Com a forma mais direta, simples e eficaz que existe: a ingestão de colágeno hidrolisado.

Ao conciliar com uma boa alimentação, você passa a ingerir a quantidade necessária para combater a eventual queda da produção de colágeno corporal, mantendo a elasticidade e firmeza dos cabelos, unha e pele.

 

O Colágeno GelcoPEP®

Com o objetivo de gerar uma vida mais saudável para todos, apresentamos o colágeno GelcoPEP®, um composto de colágeno hidrolisado tipo 1 que garante uma absorção mais rápida dentro do organismo.

Além disso, nosso produto carrega consigo a marca de “Clean Label”, um conceito que determina a veracidade dos ingredientes utilizados durante a fabricação. Com isso, pode-se comprovar que o colágeno GelcoPEP® é benéfico tanto à saúde quanto ao meio ambiente, por se utilizar de produtos naturais.

Se você deseja aprender mais sobre a utilização de colágeno e quais os seus benefícios, confira nossos outros artigos.